POR QUE CASTRAR?
Castrar um cão ou gato é uma questão de controle da superpopulação, pois mesmo com vigilância e sob cuidados, o animal sempre estará sob risco de fuga e inevitável copulação, gerando filhotes que não se sabe se terão um lar, mas é também uma questão de saúde. Castrando o seu animal você está prolongando a vida dele, pois reduz o risco de tumores frequentes.
A principal doença reprodutiva das cadelas, e o tumor mais comum de cadelas sexualmente intactas, é o tumor de mama. Ele é o segundo tumor mais frequente em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. É provado que a sua incidência cai para 0,5% quando a cadela é castrada antes do primeiro cio. Já nas gatas, a ocorrência de tumor de mama é 7 vezes maior em fêmeas não castradas do que naquelas castradas.
Além dos tumores de mama, a castração precoce previne quase todos os outros tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças do sistema reprodutor.
Mitos sobre a castração
Há varias ideias falsas sobre os efeitos prejudiciais da castração nos cães. Conheça as mais comuns:
“Cão castrado é mais propenso a problemas de saúde.”
FALSO: a probabilidade de pegar doenças não aumenta com a castração. Muito pelo contrário: a retirada de útero e dos ovários, ou testículos, acaba com a possibilidade de infecções e tumores naqueles órgãos, e de complicações ligadas à gravidez e ao parto. Sem acasalamentos, as doenças sexualmente transmissíveis deixam de representar risco. Cai a incidência de tumores da mama.
“Cruzar deixa o cão emocionalmente mais estável.”
FALSO: dependendo das disputas, o acasalamento pode até causar instabilidade emocional.
“Cruzar a cadela evita câncer.”
FALSO: não tem nenhuma relação entre o cruzamento da cadela e a incidência do câncer.
”A fêmea precisa ter crias para manter o equilíbrio emocional.”
FALSO: não há relação entre os dois fatos. O equilíbrio emocional fica completo com a maturidade, que ocorre por volta dos dois anos nos cães não castrados. Se uma cadela se mostrar mais calma e responsável depois da primeira ninhada, é porque amadureceu devido a ter avançado na idade e não porque se tornou mãe. Inclusive muitas cadelas rejeitam os filhotes quando nascem.
“A falta de prática sexual causa sofrimento.”
FALSO:o que leva o cão à iniciativa de acasalar é exclusivamente o instinto de procriar, e não o prazer nem a necessidade afetiva. O sofrimento pode atingir machos não castrados. Por exemplo, se vivem com fêmeas e não podem cruzar, ficam mais agitados, agressivos, não comem e perdem peso.
”Castrar reduz a agressividade do cão de guarda.”
FALSO: a agressividade necessária para a guarda é determinada pelos instintos territoriais e de caça e pelo treinamento, sem ser alterada pela castração. A dominância e a disputa sexual criam oportunidades para o cão usar a agressividade que tem, mas não são as causas dela.
Castração de filhotes
Além do preço, outra vantagem em se castrar filhotes é fazer com que após a adoção, não exista o risco destes animais se reproduzirem e agravarem problema da superpopulação, pois, a maioria dos proprietários não está consciente do problema e deixa seus animais se reproduzirem sem critérios. Quando se trata da fêmea o quadro é ainda pior, pois, muitas vezes o que vemos são os donos matarem os filhotes assim que nascem ou jogá-los na rua para que morram ou sejam adotados, e quando eles sobrevivem acabam se tornando cães andarilhos, sem dono, passando fome nas ruas e transmitindo doenças para outros animais.
Vantagens da Castração de Machos e Fêmeas
Outros benefícios comportamentais da castração:
FUGIR – 94% dos casos foram resolvidos, 47% rapidamente.
MONTAR – 67% dos casos foram resolvidos, 50% deles rapidamente.
DEMARCAR TERRITÓRIO – 50% dos casos foram resolvidos, 60% deles rapidamente.
AGREDIR OUTROS MACHOS – 63% dos casos foram resolvidos, 60% deles rapidamente.
A castração dos cães permite melhor socialização. Um cão com excesso de hormônios sem poder cruzar tende a ficar estressado e agressivo, já os gatos entram em disputas constantes por fêmeas com fugas rotineiras noturnas, o que com o tempo e avanço da idade causar debilidade de saúde e pode chegar até a morte. Para gatos, a castração precoce do animal evitará o hábito de fugas, expondo-o a menos perigos advindos da interação com outros animais, que podem ser portadores de doenças sérias ou até sem cura, como a pife e AIDS felina. Devido à dificuldade de manter os felinos em casa e o ciclo reprodutivo se repetir em menor tempo que o de cães (o tempo entre os cios das gatas é metade do tempo entre os cios das cadelas), a castração é importantíssima, do macho e da fêmea!
Fonte: O momento certo de castrar seu cão ou cadela e vantagens da castração http://tudosobrecachorros.com.br/2010/09/castrar-ou-nao-castrar.html#ixzz4D9oty0dV
Follow us: tudosobrecachorros on Facebook
ONDE CASTRAR?
Castração é um procedimento simples, mas deve ser realizado em local apropriado - com todos os recursos de equipamentos e higiene - e por profissional habilitado, neste caso, o médico veterinário. Há inúmeras clínicas na Região Metropolitana do Recife habilitadas para tal procedimento, porém, o valor pode ser bastante caro, inviabilizando para a maioria dos donos de animais.
A castração é a solução para um problema de bem estar animal e de saúde pública, por isso, para atender a quem não pode pagar de forma particular, o Centro de Zoonose do Recife faz o procedimento de graça, sendo preciso porém, o agendamento prévio, e comumente o tempo para realização do procedimento é bastante longo, chegando a passar de 6 meses a um ano de espera, entre o agendamento e a realização. Outra opção para quem reside em Jaboatão dos Guararapes é acompanhar o local onde está o castramóvel mantido pela prefeitura, ele é itinerante e passa um mês em cada bairro, realizando castração dos animais daquela localidade.
Se você sofre com fugas constante do seu PET, problemas de agressividade, ou outros, e não quer esperar, ou reside em outros municípios que não dispõem de meios gratuitos, pode tentar fazer o procedimento por custo mínimo em algumas clínicas amiga dos animais que existem na RMR. Segue a relação abaixo com referência de preços (atualizados em 2017):
De graça (Recife):
- Hospital veterinário do Recife - os moradores da cidade do Recife podem agendar a cirurgia pelos telefones 3446-9808, 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, todo inicio de mês. O Hospital veterinário do Recife fica no endereço Av. Prof. Estevão F. da Costa - Cordeiro, Recife - PE, 50711-500.
- Castramóvel Jaboatão dos Guararapes: acompanhar as publicações pelo Facebook da prefeitura, que atualiza a localidade que será atendida por mês.
Clínicas a Preço Mínimo:
- Clínica Veterinária Amor de Bicho: Av. General San Martin, nº 2494, San Martin, Recife - Dra. Carol - Facebook: https://www.facebook.com/clinicaamordebicho/
- Pet Shop Vida Animal: Rua Entre Rios, 408, Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes - Fone: (81) 3481-2529 ou (81) 3379-6091 - Facebook: https://www.facebook.com/vidaanimalanimal/
- Dog Mania: Rua Barão de Souza Leão, n 1.000, Loja 9, Boa Viagem - Fone: 3269.4186 / 99142.7956 / 99423.7372
- CCNA (Centro de Controle de Natalidade Animal): Rua Real da Torre, 884 , Madalena - Fone: 3204.6358 (contato apenas pela manhã)
- Bicho Treloso: Rua General Polidoro, 759, Cidade Universitária - Fone: 3091.9296 / 99560.0167
- Dr. Maurício Correia - Cordeiro - Rua Claudio Brotherhood, 144 - Fone: 6227.0557